quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PROJETO REGINA COELI: UMA ESCOLA PARA TODOS

          O tema da inclusão está presente no cotidiano da educação. Cada vez mais professores estão entendendo que as diferenças não só devem ser aceitas, mas também acolhidas como subsídio para a construção do processo escolar. "E não se trata apenas de admitir a matrícula dessas crianças, isso nada mais é do que cumprir a lei". Aprender a conviver com as diferenças é um crescimento pessoal, um passo nas relações interpessoais.

          Sendo assim, a educação na perspectiva escolar é uma questão de direitos humanos, e os indivíduos com deficiências devem fazer parte das escolas, as quais devem modificar seu funcionamento para incluir todos os alunos. Esta é a mensagem que foi claramente transmitida pela Declaração de Salamanca/Espanha (1994, Conferência Mundial Sobre Educação Especial, UNESCO) em defesa de uma sociedade para todos partindo do princípio fundamental de que todas as pessoas devem aprender juntos, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter.
       Giroux, (1997) afirma que, a educação inclusiva traz uma contribuição para uma educação diferente, transformadora, que vai além da visão neoliberal de capacitação. Que o convívio com a diversidade com toda a sua riqueza, só irá ajudar na formação de indivíduos mais críticos para decidir, e não para servir.
Nessa perspectiva, a Escola E. E. F. M " Regina Coeli Sousa Silva"  atende alunos que apresentam deficiências e/ou necessidades educativas especiais. Alunos da  escola e de escolas públicas do entorno, fazem acompanhamento na Sala de Recursos Multifuncionais-SRM.
A instituição escolar, já está adaptando-se e procura participar dessa inclusão dos alunos na rede regular de ensino que apresentam necessidades educacionais especiais, não somente na permanência física destes, mas, com o propósito de rever concepções e paradigmas, procurando respeitar e valorizar a diversidade desses alunos, com isso a escola expande as responsabilidades e cria espaços inclusivos. Pois, a estrutura física da escola já está parcialmente, adaptadas com rampas, na entrada da administração e dos  banheiros, e, como atende uma demanda maior de alunos com baixa visão , já estão planejando construir em suas dependências o piso e o corrimão tátil para facilitar a locomoção e autonomia destes que necessitam de uma orientação maior dentro das dependências da escola. Demonstrando que a inclusão significa que não é o aluno que se molda ou se adapta à escola, mas a escola consciente de sua função coloca-se a disposição do aluno.
        Sabe como e quando foi e/ou será dado continuidade ao projeto? O projeto já teve uma mostra  em 2011 e será desenvolvido durante o ano letivo de 2012 na Escola "Regina Coeli", terá como público alvo a família, gestores, professores, pessoal de apoio, ex-alunos e alunos da escola. O evento acontecerá durante todo o ano, com palestras, oficinas, reuniões...Optamos em elaborar este projeto, que culminará no dia internacional das pessoas com deficiência, que é comemorado todo dia 3 de dezembro, sendo uma data oficializada internacionalmente e promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Desse modo, aumenta a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.
       Objetivamos ainda, a partir desse projeto, sensibilizar os alunos, os professores, o pessoal de apoio, quanto as necessidades educativas especiais e limitações dos alunos com deficiência, para que entendam que não são incapazes e improdutivos mas sim, precisam de estratégias e/ou recursos adequados para desenvolver suas habilidades. Também, demonstrar as experiências e conquistas das pessoas com deficiências; esclarecer o público sobre algumas deficiências; promover dinâmicas de sensibilização com os alunos e funcionários da escola.
         No decorrer do ano letivo, iremos redirecionar e ressignificar ações que visam incentivar e valorizar a capacitação dos professores e funcionários que lidam diariamente com os alunos de modo geral, não apenas com certificações mas, também com ações de sensibilização para mudanças de posturas excludentes para inclusivas.
         Desse modo, a escola estará executando esse projeto e proporcionando, mais uma vez, um espaço de interação entre alunos e comunidade escolar para que participem e que possam ter mais conhecimentos sobre as deficiências, compreendendo ainda mais, sobre os benefícios que todos obterão com a inclusão.

REFERÊNCIAS

AGNOL, Arlene Dall. Sala de recursos multifuncionais: Propondo caminhos para organizar esse espaço pedagógico. Disponível em http://www.escoladomjoaobecker.com.br/pos-graduacao-em-educacao-inclusiva/97-artigo-arlene-dall-agnol.html. Acesso em: 7 de dez.2011.
SANTOS, Mônica; PAULINO, Marcos. Inclusão em Educação: Uma visão geral. Ed. Cortez.
Wikipédia. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_internacional_das_pessoas_com_defici%C3%AAncia. Acesso em 9 de dez, 2011.
Disponível em: http://pensador.uol.com.br/deficiencia_mario_quintana/. Postado por Renata Vilella. Acesso em 10 dez. 2011.

Eu e a aluna  Dalila, durante uma atividade na SRM
 RODRIGO DECLAMANDO A POESIA DE MÁRIO QUINTANA

DAYVID, DECLAMANDO A POESIA DE MÁRIO QUINTANA

Interpretação em LIBRAS da música Alguém Especial

 Momento da apresentação do projeto

Intérprete em LIBRAS, cantando o hino do Pará


Comunidade escolar, e em destaque, a mãe e irmã da aluna Aline, participando da mostra do projeto

Rayane( colega de turma dos alunos com B.V) declamando uma poesia de sua autoria, sobre o preconceito.

                                                    Fotos do meu arquivo pessoal

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