sexta-feira, 22 de junho de 2012

DICAS PARA O TRABALHO COM ALUNOS DE BAIXA VISÃO

Recomenda-se a utilização de:

1) lápis 6B ou com grafite escuro;

2) hidrocor ou caneta esferográfica preta;

3) papel branco com pautas ampliadas e/ou reforçadas em preto;

4) textos ampliados manualmente ou em computador;

5) gravuras simples, com poucos detalhes, contrastes intensos, cores vivas e contornos bem definidos;

6) máximo de contraste: preto sobre branco ou branco sobre preto (no pa-pel e no quadro-de-giz);

7) tiposcópio para leitura (serve como guia-de-linha e destaca o texto);


8) iluminação, preferencialmente, natural;

9) luminária com garras ou de pé, com haste flexível e lâmpadas fluorescentes ou incandescentes;

10) suporte inclinado para material de leitura e escrita.

Observações:

1) evitar papéis brilhosos para leitura;

2) permitir que o aluno sente-se próximo ao quadro-de-giz;

3) as sugestões acima não impedem que também se utilizem recursos ópticos, quando necessário;

4) sugerimos que o aluno seja avaliado por um especialista em baixa visão para que seja feita a prescrição adequada.






 Aluno Fábio demonstrando como  se utiliza a máquina perkins ( máquina braille)


 José Inácio no atendimento
 Aluno Lucas Brito, fazendo uso da Lupa Eletrônica




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