sábado, 13 de junho de 2009

Estrutura de um texto dissertativo-argumentativo

http://farm2.static.flickr.com/1214/1277655710_d144c76c5c_m.jpg
Introdução
Constitui o parágrafo inicial do texto e deve ter, em média, 5 linhas. É composta por uma sinopse do assunto a ser tratado no texto. Não se pode, entretanto, começar as explicações antes do tempo. Todas as idéias devem ser apresentadas de forma sintética, pois é no desenvolvimento que serão detalhadas.
A construção da introdução pode ser feita de várias maneiras:

constatação do problema
Ex.: O aumento progressivo dos índices de violência nos grandes centros urbanos está promovendo uma mobilização político-social.
· delimitação do assunto
Ex.: A cidade do Rio de Janeiro, um dos núcleos urbanos mais atrativos turisticamente no Brasil, aparece nos meios de comunicação também como foco de violência urbana.

definição do tema
Ex.: Como um dos mais problemáticos fenômenos sociais, a violência está mobilizando não só o governo brasileiro, mas também toda a população num esforço para sua erradicação.
Na construção da introdução, a utilização de um dos métodos apresentados não seria suficiente. Deve-se, num segundo período, lançar as idéias a serem explicitadas no desenvolvimento. Para tanto pode-se levantar 3 argumentos, causas e conseqüências, prós e contras. Lembre-se de que as explicações e respectivas fundamentações de cada uma dessas idéias cabem somente ao desenvolvimento.
Observe alguns exemplos:
· A televisão - Se por um lado esse popular veículo de comunicação pode influenciar o espectador, também se constitui num excelente divulgador de informações com potencial até mesmo pedagógico.
(as três idéias: manipulador de opiniões, divulgador de informações e instrumento educacional.)
· Escassez de energia elétrica - Destacam-se como fatores preponderantes para esse processo o aumento populacional e a má distribuição de energia que podem acarretar novo racionamento.
(as três idéias: crescimento da população e da demanda de energia, problemas com distribuição da energia gerada no Brasil e a conseqüência do racionamento do uso de energia)
· A juventude e a violência - Pode-se associar esse crescimento da violência com o número de jovens envolvidos com drogas e sem orientações familiares, o que gera preconceito em relação a praticantes de esportes de luta e “funkeiros”

Desenvolvimento
Esta segunda parte de uma redação, também chamada de argumentação, representa o corpo do texto. Aqui serão desenvolvidas as idéias propostas na introdução. É o momento em que se defende o ponto de vista acerca do tema proposto. Deve-se atentar para não deixar de abordar nenhum item proposto na introdução.
Pode estar dividido em 2 ou 3 parágrafos e corresponde a umas 20 linhas, aproximadamente.
A abordagem depende da técnica definida na introdução: 3 argumentos, causas e conseqüências ou prós e contras. O conceito de argumento é importante, pois ele é a base da dissertação. Causa, conseqüência, pró, contra são todos tipos de argumentos; logo pode-se apresentar 3 causas, por exemplo, num texto.
A reflexão sobre o tema proposto não pode ser superficial, para aprofundar essa abordagem buscam-se sempre os porquês. De modo prático o procedimento é:
Levantar os argumentos referentes ao tema proposto.
Fazer a pergunta por quê? a cada um deles, relacionando-o diretamente ao tema e à sociedade brasileira atual.
A distribuição da argumentação em parágrafos depende, também, da técnica adotada:
· 3 argumentos - um parágrafo explica cada um dos argumentos
· causas e conseqüências - podem estar distribuídas em 2 ou 3 parágrafos. Ou agrupam-se causas e conseqüências, constituindo 2 parágrafos; ou associa-se uma causa a uma conseqüência e com cada grupo constroem-se 2 ou 3 parágrafos.
· prós e contras - são as mesmas opções da técnica de causas e conseqüências, substituídas por prós e contras
· abordagem histórica - compara-se o antes e o hoje, elucidando os motivos e conseqüências dessas transformações. Cuidado com dados como datas, nomes etc. de que não se tenha certeza.
· abordagem comparativa - usam-se duas idéias centrais para serem relacionadas no decorrer do texto. A relação destacada pode ser de identificação, de comparação ou as duas ao mesmo tempo.
É muito importante manter uma abordagem mais ampla, mostrar os dois lados da questão. O texto esquematizado previamente reflete organização e técnica, valorizando bastante a redação. Logo, um texto equilibrado tem mais chances de receber melhores conceitos dos avaliadores, por demonstrar que o candidato se empenhou para construí-lo.
Recurso adicional - para elucidar uma idéia e demonstrar atualização, pode-se apresentar de forma bastante objetiva e breve um exemplo relacionado ao assunto.
Encontre uma causa e uma conseqüência relacionados à proposição abaixo e construa um parágrafo para cada argumento:
· O Brasil tem enfrentado graves problemas na área de saúde e previdência públicas
· A campanha contra a miséria e a fome está mobilizando toda a nação
Indique três causas das proposições a seguir e justifique cada uma através de uma frase
· Precariedade do sistema de transportes
· Alto índice de mortalidade infantil
· Congestionamento nas grandes cidades
Aponte três conseqüências para os temas abaixo e construa um parágrafo fundamentando cada uma.
· Baixo índice de mão-de-obra especializada
· Falta de investimento em tecnologia
· Uso de agrotóxicos
Levante um argumento favorável e um desfavorável para a proposição a seguir. Construa um parágrafo envolvendo suas idéias.
· As greves dos trabalhadores em relação à sociedade e à nação

Conclusão
Representa o fecho do texto e vai gerar a impressão final do avaliador. Deve conter, assim como a introdução, em torno de 5 linhas.
Pode-se fazer uma reafirmação do tema e dar-lhe um fecho ou apresentar possíveis soluções para o problema apresentado.
Apesar de ser um parecer pessoal, jamais se inclua.
Evite começar com palavras e expressões como: concluindo, para finalizar, conclui-se que, enfim...

14 comentários:

  1. Adoreeeeeeeeeei :) copiei TUDO =P

    ResponderExcluir
  2. Ótimo conteúdo para pesquisas
    parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Olha tenho que lhe dar meu comrimentos a vc pq isso ta uma maraaaaaaaaaavilha querida.
    Choquei com seu senso de esperteza :D

    ResponderExcluir
  4. HAA FICOOU FERAA PARABEN'S TA SABENDOO BEM SKAPKSAPKSPAKSSP
    VLWW AEE ! BIEL RL AQUI ! V.Z NOOOIS QUEE TAA !

    ResponderExcluir
  5. Excelente material para pesquisas e estdos. Tirei bastante aproveito deste conteúdo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gente . Estou precisando de um Texto dissertativo sobre o que aconteceu no Rio de Janeiro esse Ano .. Mais não estou conseguindo fazer . Será que tem como alguém me dar um Help ? Brigado . Até *-*

    ResponderExcluir
  7. oi gente estou precisando de texto dissertativo com o titulo energia mas não estou conseguindo fazer sera que tem alguem pra me ajudar muito obrigada laine

    ResponderExcluir
  8. mt legall adoreiiee *-*
    issu vai me ajudar mt nu Enem de hojee hehe

    ResponderExcluir
  9. Uma verdadeira aula de redação dissertativa, vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  10. gostei mas na introdução no final pode ter um "?" ficava melhor mas ta bm da pra entende gostei xau

    ResponderExcluir