sexta-feira, 29 de maio de 2009

ARTIGOS PUBLICADOS


EDUCANDOS DA 4ª SÉRIE NO MOMENTO
DA LEITURA DO JORNAL
  • O ABISMO ENTRE O ENSINO REAL DA LÍNGUA E O ENSINO DESEJADO

                                                                        Mariza Andrade Guedes
                                                                        Maria Francisca da silva Mendonça

RESUMO:
As colocações feitas neste artigo refletem nosso olhar etnográfico acerca da experiência de professora/formadora e professora em formação com o contexto real das salas de aula de português. Foram muitas as constatações feitas, mas uma em especial, será alvo de nossas lentes, o fato de que em muitas salas de aula de português, ainda é o ensino de gramática prescritiva, que permanece ditando as “regras” do ensino/aprendizagem da língua. A preocupação é não apenas discutir a questão, mas mostrar que há possibilidade de se efetuar nas aulas de português um ensino de língua em uma perspectiva interacionista que amplie as competências de uso da linguagem.

PALAVRAS CHAVE: Ensino/aprendizagem, Aulas de português, Interacionismo, Ensino de língua.







Esse artigo surgiu de um projeto que foi elaborado pelas graduandas em Língua Portuguesa: Anunciada, Francisca e Waldecy, que teve como título: O resgate dos valores e posturas éticas das fábulas no contexto escolar, visando melhorar a convivência em sala de aula. Nossa pretensão foi favorecer momentos agradáveis de leitura também a reflexão sobre os valores como o respeito ao próximo, a ética, o amor, a amizade... Para que todos os envolvidos processo ensino e aprendizagem repensassem suas posturas. Fomos incentivadas e orientadas pelas professoras, da Universidade Estadual Vale do Acarau, Mariza Guedes e Geovana. Vale ressaltar, que o referido projeto foi posto em prática em uma Escola pública do município de Ananindeua, o qual foi bem aceito, por todos da comunidade escolar.Também foi ponto de partida para uma melhor convivência na escola.
Espero que seja gratificante para vocês, o quanto foi para nós.
Tirem bom proveito da leitura!
  • O resgate dos valores e posturas éticas das fábulas no contexto escolar
                                                                                 
Nas escolas, das instâncias públicas ou particulares, são observados problemas de agressões físicas ou verbais. Um cenário de violência que atinge a todos os atores sociais desse espaço de conflitos e contradições que é a escola. Constantemente, alunos são envolvidos em brigas, discussões ou disputas, utilizando energias de forma negativa. Içami Tiba (1998) chama atenção para o fato de que o aluno chega à escola despreparado para as práticas de aprendizagem, que exigem dele a prontidão para a aula. O autor argumenta que os jovens, na maioria dos casos, por falta de educação familiar, têm com o mundo uma relação primária de prazer e desprazer, segundo a qual todo esforço deve ser rejeitado. Assim sendo, a escola passa a ser o cenário de uma guerra na qual o professor tenta vencer a resistência do aluno. A sala de aula, em muitos casos, vira palco de uma crescente inimizade, da falta de cooperação, de solidariedade, de respeito entre os educandos.


PARA LER OS ARTIGOS, NA ÍNTEGRA,  CONSULTE O SITE: http://www.idepa.com.br

2 comentários:

  1. PARA MAIORIA DOS PROFESSORES, É MAIS PRÁTICO DIZER, COMPREM TAL LIVRO OU A APOSTILA CUSTA X E ESTUDEM(DECOREM)ISSO, ISSO E ISSO VAI CAIR NA PROVA.
    O IMPORTANTE É TRABALHAR NA FORMAÇÃO DOS NOVOS PROFESSORES

    ResponderExcluir