IMAGEM DE ALGUNS ALUNOS DA
4ª SÉRIE DA ESCOLA ELAINE
4ª SÉRIE DA ESCOLA ELAINE
A escola como um
todo deve está voltada à formação de alunos-cidadãos leitores/escritores
plenos, que possam por meio da leitura e ou escrita, resolver ou apaziguar seus
problemas sociais. Para tanto, nós educadores precisamos de capacitação e
comprometimento de fato, com o ato de formar esses leitores/ escritores,
levando estratégia de leituras, textos dos mais variados gêneros que circulam
na sociedade, desde as séries iniciais do ensino fundamental. É
interessante que não subestimemos a capacidade de letramento de nossos alunos,
ao levarmos para nossas aulas apenas um gênero textual, negando a existência e
contato, desde a fase inicial do letramento escolar, o aprendizado dessa
variedade de gêneros que circulam na sociedade vigente. Também, não devemos
restringir ao ensino e apredizagem apenas ao uso do livro didático como suporte
das aulas, mesmo que este livro já tenha uma proposta mais progressista, que
focalize o texto como parte da atividade discursiva, verbal e não-verbal,
possibilitando a formação de leitor/escritor com habilidades mais ampla e útil
a vivência dos alunos. Ao se falar em livros didáticos, percebe-se que esse
recurso didático é presente e necessário como suporte ao ensino/ aprendizagem.É
notório também, que as tipologias de perguntas de compreensão desses
livros didáticos já contribuem, de forma mais eficaz, para a formação de um
leitor mais “proficiente”, No entanto, não é suficiente e o necessário, apenas
este recurso para o bom direcionamento das aulas. O interessante é que
levemos vários gêneros textuais, para que os discentes percebam, concordem e apreendam a sua funcionalidade para o convívio na sociedade vigente, sendo assim:
levemos vários gêneros textuais, para que os discentes percebam, concordem e apreendam a sua funcionalidade para o convívio na sociedade vigente, sendo assim:
O necessário é fazer da escola uma comunidade de leitores que recorrem
aos textos buscando respostas para os problemas que necessitam resolver,
tratando de encontrar informação para compreender melhor alguns aspectos do
mundo que é objeto de sua preocupação, buscando argumentos para defender uma
posição com a qual estão comprometidas, ou para rebater outra que consideram
perigosas ou injustas, desejando conhecer outros modos de vidas, [...]
descobrir outras formas de utilizar a linguagem para novos sentidos... (LENER
2002, p10 11)
Sabemos que a leitura/escrita é instrumento básico e essencial ao
desenvolvimento cognitivo do ser humano, pois, parte de uma necessidade básica
para compreensão e recriação das experiências vivenciadas no dia a dia. Bakhtin
(1929/1953) confirma isso ao referir-se aos processos interativos que ocorrem
durante a interpretação de textos, fazendo com que o leitor ative, aceite,
reformule, contraponha e complemente as informações do texto conforme seus
conhecimentos e experiências. Vale ressaltar, que nós enquanto educadores além de capacitados para
exercermos nossa função de mediadores, na tarefa de formar leitores/escritores,
devemos rever nossas práticas de leitura na escola, desde as séries iniciais,
sendo comprometidos com o social que estamos inseridos, sendo leitores e
escritores proficientes, para que sejamos “modelos” a serem seguidos por nossos
alunos.
APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA AGRADECER E DAR OS MEUS PARABÉNS AOS PROFESSORES DO CURSO APRENDENDO COM A TCS, QUE
POSSIBILITA O APERFEIÇOAMENTO E O LETRAMENTO DIGITAL A NÓS PROFESSORES
QUE PRECISAMOS DE ATUALIZAÇÃO E CONHECIMENTOS PARA FICARMOS "ANTENADOS",
PARA ACOMPANHAR A "MOLECADA" QUE SÃO "SAFOS" NO MANEJO DESSA
FERRAMENTA, O COMPUTADOR, TÃO PRESENTE EM NOSSA SOCIEDADE.
O NOSSO
MUITO OBRIGADO, A TODA A EQUIPE, EM ESPECIAL, AO PROFESSOR
DILSON, QUE É UM MESTRE NESSA ÁREA E QUE SABE COMPARTILHAR SEUS
CONHECIMENTOS COMPETENTEMENTE, SEM CONTAR NO SORRISÃO QUE É PERCEPTÍVEL
EM SEU ROSTO AO VER O PROGRESSO DE SEUS DISCÍPULOS.
ESTAMOS FELIZES POR ESTA OPORTUNIDADE! PROCURAREI FAZER USO DE MAIS ESSA FERRAMENTA!
OBRIGADA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário