Saiba um pouco do que se trata nosso TCC, que tem como tema: A COERÊNCIA EM TEXTOS DISSERTATIVOS DE ALUNOS Do 9º ANO
RESUMO: A relevância desta pesquisa está no sentido não só de apontar problemas, mas também, buscar novas alternativas de resolução às dificuldades de produção-correção de textos dissertativos, uma vez ser a escrita de textos atividades difíceis durante o ensino/aprendizagem de língua Portuguesa como língua materna. O objetivo da pesquisa é sabermos como a produção textual está sendo abordada, que conhecimentos subsidiam tal abordagem, e quais as condições reais de produção de tais textos, especificamente, como os professores de Língua Portuguesa analisam a coerência nos textos dissertativos dos alunos dO 9º ano. A metodologia adotada teve base estudo bibliográfico e de campo analítico descritivo; optamos para dar suporte a temática os autores Koch e Travaglia (2000 e 2004), Sautchuk (2003), Antunes (2006), que abordam a coerência numa perspectiva interacionista, portanto dialógica e Paulo Freire (1970), num estudo de campo, com abordagem quali-quantitativa; sendo sujeitos da pesquisa professores de Língua Portuguesa e alunos da 9º ano da rede municipal de ensino. Para coleta dos dados foi aplicado aos quatro professores questionários com perguntas objetivas e subjetivas, também analisamos a coerência textual em quatro textos produzidos por alunos já “corrigidos” pelo docente. Nos resultados constatamos que a produção/correção de textos é tarefa que deixa a desejar, pois, o professor não estabelece critérios durante a correção e análise da coerência nos textos dissertativos dos alunos do 8º ano, e nem sempre é feito dentro de uma perspectiva interacionista de produção. Estes, não são acostumados escrever e/ou ler os diversos gêneros textuais que circulam socialmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário