quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dicas para produção de textos dissertativos - argumentativos

Geralmente, quando temos que produzir algum texto, "pintam" as dúvidas: o que vou falar? Como começo a expor minhas ideias? O que argumentar? Enfim, é um Deus nos acuda! Essa postagem tem pretensões de amenizar, nem que seja um pouco, essas dificuldades. Portanto, leiam e tirem bom proveito! Vale ressaltar, que ao escrever um texto mais formal, recorro a esse material. Ah...!Ia esquecendo de dizer: aceito sugestões, críticas, desde que seja construtiva ok? Seu comentário é fundamental, para saber se estou realmente tendo um "espaço de interação" , sendo também, um estímulo a mais para eu continuar as postagens.
Uma boa leitura!

O QUE SE QUER?
O que se procura num texto dissertativo argumentativo é uma hipótese mais provável do que outras;
• A prontidão de raciocínio, a capacidade de usar a razão para dar respostas a situações novas;
• O texto deve revelar se quem o escreve está envolvido com os problemas do mundo em que vive se tem sensibilidade social, preocupação ética, hábito de reflexão, se sabe usar a linguagem para fazer se entender e para ouvir as razões do outro;

A GERAÇÃO DE IDEIAS

Recorrer a procedimentos seculares da retórica;
• Um deles é o de pensar no modo como raciocina alguém de quem você discorda. O que ele diria sobre o assunto?
• Outra forma de criar argumentos é por meio de paradoxos (doxa é como os gregos nomeavam a opinião comum);
• Faz paradoxos retóricos aquele que, mesmo não sabendo o que vai criar, sabe o que procura – afastar-se do senso comum, o admirável da ideia surpreendente, a ideia que vai contra a corrente.
• ILUSTRAR ARGUMENTOS
A exemplificação é uma saída para argumentação, mas atenção para não gastar parágrafos inteiros nos exemplos, esquecendo-se de discutir a idéia central;

FAZER UM PLANO
Para não se perder no meio do caminho, melhor rascunhar um plano para abordar o assunto;
• Quais temas serão abordados do início ao fim do processo?
• Disponha os assuntos um sobre o outro, para mudar algum tema de lugar e ter a idéia geral da redação.
O QUE É ARGUMENTAR
É apresentar evidências que confirmem a posição assumida, expor os detalhes que justifiquem a tese, para convencer o leitor de que a defesa que se faz é a melhor possível.
A estrutura do texto
COMO ORGANIZAR O QUE DIZER
É preciso organizar o caminho após definir os argumentos que se vai usar:
• Fazer anotações soltas, independentes;
• Fazer lista de palavras-chave;
• Anotar o que vem a mente, desordenadamente, para depois cortar e ordenar;
• Resumir ideias para depois partir para o detalhe, o exemplo, a ideia secundária;
• Criar um primeiro parágrafo para desbloquear e depois desenvolveras ideias ali expostas;
• Escrever a ideia central e as secundárias em frases isoladas para aí interligá-las.
ANTES DE PASSAR O RASCUNHO A LIMPO
Avalie se seu plano de voo original foi posto em prática;
• Confira se o texto flui ponto por ponto;
• Verifique se as informações se antecipam a possíveis indagações do leitor;
• Corte informações e trechos irrelevantes;
• Veja se trechos devem ser redistribuídos ou se vale a pena usá-los noutro ponto do texto;
• Há ponto de vista especial sobre a questão?
• Você induz o leitor a tomar uma posição?
• Quais os argumentos contrários aos seus? Você os ignora (que é o mesmo de não ter resposta para eles)?
UNIDADE
Seja para o texto com opinião ou para o narrativo, a falta de unidade na abordagem é sempre um defeito. Tenha sempre em mente a “espinha dorsal” do texto.

COESÃO E COERÊNCIA

O texto se organiza em torno de um elemento de referência. A partir dele todo o resto se posiciona. Uma ideia deve levar a outra, sem sobressaltos. Um parágrafo deve ter relação com o anterior e o próximo.

A CONCLUSÃO

Deve retomar o pretexto inicial do texto. Assim fica claro que sua relação de argumentos está chegando ao fim. Além disso, esse formato atesta que aquele pretexto usado não foi em vão.

PREPARAÇÃO PARA A ESCRITA

Escrever se aprende lendo e escrevendo
  • Fazer só uma dessas operações não leva necessariamente a fazer melhor a outra;
  • Quem lê muito sem escrever, ou escreve sem ler, será uma pessoa limitada para escrever redações.

    Não deixe para exercitar a escrita de última hora;
    O aprendizado da escrita é resultado de um processo contínuo e ininterrupto, sempre aperfeiçoável;
    Não é possível aprender a escrever bem em curto prazo.
    CURIOSIDADE
    Habitue-se a formular perguntas sobre os vários fatos de nosso cotidiano e busque as respostas nas mais diversas fontes (ideológicas, culturais e filosóficas), pois essas informações podem fundamentar o texto.

    CUIDADOS ESPECIAIS
    O LUGAR COMUM
    Clichês denunciam falta de reflexão por parte do estudante;
    • Ser original significa fugir das frases feitas, das fórmulas prontas. CONCISÃO
    • Nada de parágrafos intermináveis, com descrições alongadas e pouco objetivas;
    • Cuidado com o estilo telegráfico. Ele exige habilidade, pois nem sempre garante clareza suficiente
    REDUNDÂNCIAS
    Evite repetições de conectores;
    • Não repita palavras;
    Mas deve haver relações de sentido entre os sinônimos
    OUSADIA NA ARGUMENTAÇÃO
    Você pode ser ousado mas sem sair da proposta feita pelo enunciado da redação
    CUIDADO COM PRECONCEITO
    • Não vale argumentar por meio de dogmas, como se fosse converter alguém em 30 linhas;
    • Ser racista, machista, homofóbico ou mesmo defender a pena de morte é considerado inaceitável!
    • Evitar preconceitos significa considerar a perspectiva contrária.



http://www.synthesis.pro.br/images2/imagens%20site/escrevendo.jpg
*Referência bibliográfica retirada também, de slides apresentados pela Mestra Sheila Maués( educadora na Universidade Estadual Vale do Acaraú-Pará.

3 comentários:

  1. MUITO BOAS ESSAS POSTAGEMS
    BJS...........................

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisca,amei sua postagem e acho louvável sua preocupação em relação a gramática isolada. Acredito que para fazermos um trabalho correto e também integrar o aluno nesse processo contextualizado, vale apena trabalhar desde a educação infantil com os mais váriados tipos de textos.E é isso que hoje estamos tentando fazer.Sou sua seguidora.Bjs...

    ResponderExcluir
  3. mt bom... Me ajudou mt na minha pesquisa! obrigado!!!

    ResponderExcluir